Aplicadores de defensivos agrícolas terão que ter registro e governo lança capacitação
Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos e Afins foi lançado no Brasil

Intitulado como Aplicador Legal, o Ministério da Agricultura, em parceria com a Croplife Brasil, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), lançaram na última semana, o Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos e Afins.
A medida é prevista no Decreto Nº 10.833/2021, que determinou a criação de registros de aplicadores, com a obrigatoriedade de treinamento para os profissionais aplicadores em campo. A capacitação é importante para aumentar a conscientização sobre riscos, bem como orientar a aplicação adequada visando à proteção do meio ambiente, à segurança alimentar e às melhores práticas para a saúde humana.
Entre os objetivos do grupo, está o de treinar profissionais do ramo para a capacitação de aplicadores de defensivos e afins quanto ao uso correto e seguro dessas substâncias; aumentar a segurança no transporte, desde a revenda até a propriedade rural; aumentar a segurança no armazenamento na propriedade rural; reduzir impactos ao meio ambiente advindos do mal uso das substâncias; aumentar a eficiência da aplicação de defensivos; diminuir os riscos de intoxicações dos aplicadores; e produzir alimentos conformes, quanto aos limites máximos de resíduos permitidos.
Foi desenvolvida ainda uma plataforma com interface web que irá cadastrar e habilitar agricultores e aplicadores, bem como instituições e profissionais que realizarão esse treinamento.
Também será disponibilizado um aplicativo para celular que será utilizado para emissão da carteira digital de habilitação dos aplicadores que obtiverem o certificado de conclusão dos cursos de capacitação junto às entidades credenciadas pelo Mapa nos Estados e no Distrito Federal. O agricultor aprovado no curso receberá uma carteirinha digital de aplicador de defensivo, semelhante à CNH digital disponibilizada hoje, explica o secretário de Defesa Agropecuária. (Ag.BR)
**🌱🚜🤝 Produtor, estamos sempre prontos a atendê-lo!
📲 (62) 3996-2221 🖥️ www.caiadocastro.com.br**