A continuidade das empresas familiares rurais é fundamental para a manutenção do patrimônio e o avanço do empreendimento. Por conta disso, pensar na sucessão familiar no campo é fundamental para quem tem intenção de ver seu negócio avançando. Por isso, trazemos hoje para você, quais são os principais desafios no planejamento de sucessão:

Capacitação para continuidade

Esse é um ponto central na destruição ou continuidade de empresas familiares no campo. Quando o próprio fundador da família não tem a capacidade adequada para planejar a sucessão familiar, ou quando os herdeiros, ao longo de sua formação educacional, não são capacitados para gerir o negócio futuro, surgem alguns problemas.

Comportamento dos grupos familiares

Esse é outro ponto fundamental. É importante estar atento à maneira como se comportam os membros da família, de modo que o processo possa se adequar à forma como cada membro enxerga seu desenvolvimento individual, suas metas futuras e habilidades.

Desinteresse pela continuidade da nova geração

A falta de interesse por parte das novas gerações é um obstáculo grande a quem pretende dar sucessão ao empreendimento familiar. Muitos jovens que nascem em uma propriedade rural e trabalham durante sua vida no campo ficam desestimulados a continuar as atividades dos pais. Isso acontece, principalmente, devido às novas tecnologias de comunicação, que propagam e prometem um mundo cheio de novidades nas cidades.

Para driblar esses desafios e para que o processo seja realizado da maneira adequada e sem gerar tensões entre os membros de uma família, o que prejudica tanto o empreendimento quanto os laços afetivos, é importante que o processo seja feito por profissionais capacitados e com experiência no assunto.

Ainda em dúvida? Fale com a gente.

📲 (62) 3996-2221 🖥️ www.caiadocastro.com.br